sexta-feira, 29 de julho de 2011

Bariloche- Argentina

Segue aqui algumas dicas para quem vai ou pretende ir a Bariloche - Argentina:

    Tive o imenso prazer de conhecer a belíssima  San Carlos de Bariloche em outubro de 2006, a cidade vive praticamente do turismo, com muitos (muitos mesmo) ponto turísticos e encantadores.
   O lago Nahuel Huapi possui 550 KM² e sua profundidade máxima é de 450 metros quando lá estive o lago estava congelado.



   Cerro Catedral é uma estação do qual o transporte utilizado é o bondinho até chegar a altitude máxima onde os turistas podem levar seu equipamento ou locar um para praticar esqui, fazer bonecos de neve ou simplesmente admirar o imenso branco da neve.
DICA: Leve seu óculos de sol ou alugue um em uma das casas disponíveis na primeira estação, por mais nublado que esteja os olhos são sensíveis a extensa montanha branca.



No topo do Cerro Lopez é possível comer um delicioso fondue e beber chocolate quente, admirando a beleza de todos os lagos de Bariloche.



   Na praça principal da cidade onde possui a estatua eqüestre do General Roca, todos os prédios possuem o mesmo estilo arquitetônico construído em pedras, nessa praça é possível tirar foto com os cachorros  da  raça São Bernardo (Bethoveen), os filhotes são lindos e fofos, se me recordo bem o valor da foto custa 10 dólares.


A rua Mitre próxima a praça é cheia de lojinhas com chocolates artesanais, coisas típicas da Patagônia, roupas de frio e souvenirs. No centro também temos a opção de pista de patinação e ótimas cafeterias.





     Circuito Chico é um passeio pelas mais lindas paisagens da região: Playa Bonita, de onde se avista a Ilha Huemul, Cerro Campanário com 1.050 m de altitude e uma belíssima vista panorâmica de lagos e montanhas cobertas de neve. Villa Lla-Llao e sua capela de São Eduardo, Puerto Pañuelo, Bahia Lopez, Ponto Panorâmico de onde se observa o Lago Moreno e a península de Llao-Llao (Hotel).


 

Llao-Llao Hotel & Resort- Golf- Spa



   A beleza e a funcionalidade combinadas em todos os ambientes do hotel criam uma união singular.
Oferece um delicioso café da manhã (incluso na diária) com vista para as montanhas cobertas de neve.


       O hotel é decorado no estilo rústico, com piscina externa (impossível de usar), piscina térmica interna, serviços de SPA como banhos de lama, manicure e pedicure, massagens e etc... os serviços de SPA são cobrados a parte;

campo de golfe complementado por uma perfeita paisagem patagônica. 18 buracos que são conhecidos por seus ondulantes declives, imponentes greens e bunkers perfeitamente integrados ao cenário.
O atendimento dos funcionários é excelente, o ambiente externo é repleto de natureza e as belas tulipas de várias cores deixam o ambiente mais receptivo.
Vale a pena conhecer Bariloche  e hospedar-se no Lla Llao Hotel $ Resort.


Tarifas para Alta Temporada (Média)
US$: 1145,00 quarto duplo


Site do Hotel:   http://www.llaollao.com







segunda-feira, 18 de julho de 2011

sexta-feira, 15 de julho de 2011

São Martinho/SC- Simplesmente Encantador

SÃO MARTINHO

Fundada por colonos alemães oriundos da Westfhalia, no noroeste da Alemanha, São Martinho até hoje permanece ligada as raízes culturais destes colonizadores, característica expressa nas casas em estilo enxaimel, nos jardins floridos, na gastronomia, nas festas típicas e no modo de ser de seus pouco mais de 3 mil habitantes.
Localizado no Sul do Estado de Santa Catarina, a 160 quilômetros da Capital Florianópolis, com rodovia asfaltada até a sede, São Martinho é um retrato da natureza viva, linda e pura e de um povo trabalhador e hospitaleiro.

ATRATIVOS

      Na sede do município os principais pontos que compõem o roteiro são:

*  Casa da Cultura ( cultural)
A casa foi construída em 1938 por Fridolino Hulse, é a construção mais antiga do centro da cidade.
Prédio tombado pelo patrimônio histórico municipal em 13 de novembro de 1993. Abriga o museu do colonizador, arquivo histórico municipal, biblioteca alemã e onde funciona a central de informações turísticas.
Na casa da cultura pode-se encontrar fotografias, livros (escritos na língua alemã), móveis, louças, peças das casas habitadas por alemães ( quarto e cozinha) que estão ali montadas. Podem ser apreciadas também, peças como um serrote usado por duas pessoas ou uma forma usada na confecção de telhas, datada de 1900.
O visitante pode também ver um antigo gabinete dentário que está exposto. Cabe ressaltar que todo o acervo foi doado pela comunidade.
Fica localizada na sede do município, à Rua Francisco Beckhauser, 173 e funciona no horário comercial ou fora deste horário em eventos especiais.

*  Igreja Matriz Cristo Rei (religioso e cultural)
A Igreja Matriz foi construída em 1938/1940, é um templo em forma basilical e tem como Patrono Cristo Rei. Além do interesse religioso que este tipo de atrativo oferece, existe também o interesse cultural, visto que na igreja existem muitas obras de artes sacras produzidas por moradores e que trazem a influencia da cultura alemã.
Fica localizado na sede do município, na Praça Central, denominada “Jardim Carlos Eduard Faust”.

* Museu do Engenho Colonial (cultural)
Constituído por maquinas e equipamentos usados pelos colonizadores no seu dia a dia, possui riquíssimo valor histórico. Abriga peças que ajudam a contar a historia de São Martinho.
Fica localizado na entrada da cidade e funciona no horário comercial, exceto em datas comemorativas que permanece aberto para visitação.

*  Capela Luterana ( religioso e cultural)
Templo tombado pelo patrimônio histórico municipal, construído em 1954 em estilo neogótico, possui pinturas e frases na língua alemã, sendo considerada por muitos a expressão da cultura do povo da São Martinho. Seus elementos de arte sacra e grande riqueza patrimonial lhe conferem importante valor cultural e religioso.
Fica localizada na entrada da cidade e pode ser visitados em dias de culto, principalmente aos domingos.

*  Gruta Nossa Senhora de Fátima ( religioso)
Construída em pedra rústica por voluntários da comunidade. Foi inaugurada em 1986. Por ser de livre acesso pode ser visitada a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana.

*  Kleiner Schein

Começamos em Blumenau, Santa Catarina, criando e desenvolvendo peças em madeira para vitrines e pontos de venda. Em 1999, incentivados pela grande aceitação destas peças, decidimos produzir em escala industrial. Foi assim que nasceu a Kleiner Schein, que em alemão significa "pequeno brilho".
Hoje, nossas atividades de produção estão divididas em duas unidades fabris, ambas no sul de Santa Catarina. Nestas fábricas implantamos equipamentos com tecnologia de ponta, garantindo a qualidade do nosso processo de fabricação. Além da durabilidade da pintura especial aplicada em cada peça, os produtos são cortados a laser, de forma precisa.
A Kleiner Schein atua com uma equipe de representantes que abrange quase todas as regiões do país e está presente nos principais canais de distribuição do Brasil.
A precisão da melhor tecnologia, a qualidade da matéria prima utilizada e o carinho com que os produtos são confeccionados garantem aos clientes a certeza do brilho e do encanto, e aos distribuidores e parceiros a garantia da qualidade e da entrega.


*  Pavilhão do Produto Colonial
É uma área construída pela prefeitura onde são realizadas as festas do Produto Colonial que surgiu em 1993 com o intuito de preservar e cultivar a tradição alemã, promovendo a integração entre as comunidades, a divulgação do município e dos produtos de seus agricultores.

*  Pousada Dom Laurindo
A pousada Dom Laurindo possui uma excelente estrutura acolhedora, onde o turista será sempre bem tratado, sentindo se bem à vontade, tendo novidades a experimentar e lugar a visitar,tornando sua viagem uma experiência inesquecível...
Em estilo neocolonial, foi edificada em um único bloco com oito apartamentos em dois pisos, emoldurada por jardins e palmeiras, tendo ao fundo a Mata Atlântica. De qualquer ambiente permite-se vislumbrar cenários panorâmicos sem igual, com o verde da mata em um contraste de cores que só São Martinho oferece. Sua disposição e localização são ideais para registrar cenas marcantes para relembrar e retornar.



*  Coffe Platz
É uma pousada onde é servido um café colonial com produtos produzidos pelos proprietários.

Vargem do Cedro
Vargem do Cedro fica a 11 km de distancia da sede municipal e os principais pontos que compõe o roteiro são :

*  Igreja São Sebastião ( cultural e religioso)
Construída em 1928 pelo Padre Gabriel Lux. Os altares são todos em cedro, entalhados com temas bíblicos esculpido a mão, feitos por Hugo Berndt, um fugitivo da guerra que veio para o município.
A Igreja fica localizada na comunidade de Vargem do Cedro. Pode ser visitado nos dias de eventos religiosos ou com autorização na Casa Paroquial.

*    Museu Padre Gabriel Lux ( cultural e religioso)
Inaugurado em 30 de abril de 2000, possui acervo com mais de 900 peças utilizadas pelos primeiros imigrantes da comunidade.
Fica localizado aos fundos da Igreja São Sebastião, em Vargem do Cedro que é reconhecido pelo Vaticano como Capital Mundial das Vocações. A visitação deve ser efetuada com agendamento antecipando na casa Paroquial, pois a única pessoa qualificada para dar as informações sobre o museu, suas obras, etc, é o Pároco local.   

 *    Roda – d’água
A roda d’água foi instala em Vargem do Cedro a mais de 80 anos. Com ela era produzida energia elétrica para a casa Paroquial e a Igreja. Quem cuidava da manutenção da energia era o Pe. Germano.
Nesta usina geradora de energia aconteceu um acidente que vitimou o Pe. Germano ficando preso na coréia da roda d’água. Mais tarde esta roda foi vendida. Em 1999, Pe. Renato sabendo da história da roda d’água pediu que a doassem novamente a comunidade para que fosse instalada no mesmo local onde aconteceu o acidente com o Pe. Germano. 
  
 *    Fluss Haus ( cultural )
Apresenta ao turista, biscoitos decorados de diversos sabores fabricados no próprio local, em uma loja construída em arquitetura alemã. Há um rio que corta a propriedade e literalmente a casa dos proprietários, com criação de carpas, que se tornou um grande atrativos para os turistas, que as alimentam.

 *    Geschäfts haus ( cultural)
Foi a primeira casa de comércio de Vargem do Cedro (1900). O tursita pode encontrar uma variedade de produtos feitos pela comunidade: embutidos, licores, biscoitos, artesanatos, podendo ser feita a degustação destes produtos.

 *    Monumentos da Via Sacra (religioso)
No percurso entre a sede do município e a comunidade de Vargem do Cedro o turista irá passar pelos monumentos que representam a Via Sacra. Estão distribuídos ao longo de 5 Km da estrada.

 *    Restaurante do Salto da Capivara (gastronômico e ecológico)
Cachoeira de porte médio, com localização bastante aprazível onde foi construído um grande restaurante nas proximidades. Possui uma ponte pênsil que liga o restaurante a mata do outro lado do rio. Em frente ao restaurante e próximo à margem do rio, foi construída uma piscina abastecida com as águas captadas na cachoeira, ficando em fluxo constante por um encanamento, entrando numa ponta e saindo por outra de volta para o rio.
Fica localizada na comunidade de Vargem do Cedro à cerca de oito quilômetros da sede do Município. A visitação pode ser efetuada em qualquer dia da semana.

 *    Pousada Hellmann
Foi fundada em 19 de janeiro de 2002. Hoje conta com 17 suítes completas. A capacidade é de 50 pessoas. Onde é servido janta e café da manha com comida colonial alemã. Sua estrutura conta com piscina adulta e infantil com água totalmente natural. Possui uma cachoeira natural, sala de jogos, quiosque com churrasqueira junto à natureza e a cachoeira, tendo também trilhas ecológicas, um lago com pesque e pague e cancha de bocha.

 *    Recanto da Natureza – Restaurante e Pousada
Pousada e Restaurante rural inseridos entre verdes montanhas, com o requinte da cidade. Suítes com TV, ar condicionado, camas box spring, travesseiros de pena de ganso, ducha com aquecimento a gás, suíte adaptada para cadeirantes, redes na varanda, sala de convivência com TV, biblioteca, lareira , mesas prara jogos. Restaurante, piscinas naturais e pesque-pague.
O Recanto da Natureza é um lugar mágico, destinado às pessoas que querem desfrutar da tranqüilidade do campo.
Servem janta, almoço e café da manhã com comida colonial alemã.
Nossa estrutura conta com piscina adulto e infantil com água totalmente natural. Possuem cachoeira natural e mais uma artificial com peixes no interior do restaurante.

 *    Pousada Deutsches Haus
Esta pousada foi inaugurada em 2000 e possui 17 suítes com TV, onde servem café da manha e janta. Possui trilha ecológica, passeio de microtratoro, piscina para banho, açude para pesca, sala de jogos e estacionamento privativo.

 *    Engenho e Alambique Rech
É comercializado cachaças, licores, melado e pé de moleque.

 *    Pastelaria e Pizzaria “ O Pastelão”
Atendimento de Terça Feira a Domingo onde servem lanches em geral.

 *    Bitter Feuser
É uma bebida feita com treze ervas diferentes.

 *    Alambique Berkenbrock
É produzido cachaças de muitos sabores diferentes: cachaças de maça, pêssego, jabudicaba, morango, lima, abacaxi, pura e o campari.

São Luiz

          São Luiz fica a 7 km de distância da sede do município e os principais pontos que compõe o roteiro 
         
*  Capela da Serva de Deus Albertina (religioso)
Construída no local onde morreu Albertina, que é considerada santa pela população local por já ter sido atribuído à ela alguns milagres. Sua fama de mártir e Santa, por defender sua virgindade, cresceu e perdura até hoje. Seu corpo está exumado na Igreja de São Luiz. Muitas pessoas trazem seu nome em peregrinação ao local do martírio onde há uma capela para adoração e agradecimento das graças alcançadas. A visitação pode ocorrer de segunda a domingo, pois como o fluxo de turistas e devotos é grande, ambas estão sempre abertas.

      Informações Turísticas

      O posto de informação turística está localizado na Casa da Cultura, que fica na Rua Francisco                       Beckauser, número 173, na sede do município. Lá podem ser encontrados, folhetos, informações e                mesmo a contratação de guias a um custo de R$20,00 por dia.


         






quarta-feira, 6 de julho de 2011

Encantos do Sul - Conventions & Visitors Bureau de Tubarão/SC e Região


O Convention & Visitors Bureau (C&VB) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que pensa exclusivamente no desenvolvimento turístico da região. É o resultado de um movimento coordenado e viabilizado pelo empresariado local, incentivado e apoiado pelo poder público que acredita nos seus propósitos e na economia do turismo como um todo.
No Brasil são mais de 60 escritórios de marketing institucional e praticamente todas as capitais e principais cidades turísticas possuem o seu C&VB. Cada vez mais, a disputa para sediar eventos e as estratégias de atração de turistas de lazer e o próprio marketing institucional vem sendo profissionalizados e é por isso que o C&VB existe.
Seus associados, representados por empresas que integram trade, têm muitos benefícios ao fazer parte da entidade como a criação de novas oportunidades de vendas e prestação de serviços para o setor turístico local; o acesso a informações sobre eventos e contatos com entidades promotoras; maior entrosamento com as empresas de seu segmento; dinamização das oportunidades de negócios entre os integrantes do C&VB e parcerias na captação de eventos, estão entre os objetivos.
Santa Catarina possui 13 C&VB’s, cujas sedes estão nas cidades pólos de regiões estratégicas, ampliando a representatividade, solidificando a credibilidade e o poder de geração de negócios. Para as regiões, isso representa crescimento e desenvolvimento, pois, através dos eventos proporcionados pelos Convention há a geração de empregos, a movimentação econômica e conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida.
O Encantos do Sul C&VB é uma entidade jovem. Foi criado em 2003. Contudo, a pouca idade não impede grandes realizações. Uma das nossas ações é o roteiro integrado de turismo, que já foi apresentado e está sendo trabalhado por grandes operadoras. As empresas associadas ao Encantos do Sul C&VB, além de participarem da cadeia produtiva do turismo, possuem benefícios e vantagens.
Os principais trabalhos do Encantos do Sul C&VB estão focados no marketing institucional do destino Encantos do Sul de Santa Catarina (que envolve 18 municípios) e na captação de eventos que possam gerar bons resultados para a região. O Encantos do Sul C&VB também desenvolve o papel de qualificação turística, capacitação da mão-de-obra e desenvolvimento integrado da economia local preocupando-se sempre em minimizar os impactos ou depreciações do meio ambiente e sociedade. As ações do Encantos do Sul C&VB são gerenciadas de forma honesta, justa e digna. Sem aceitar, nem oferecer qualquer tipo de favor, vantagem, benefício ou doação, para si ou para qualquer outra pessoa no que se trata de questões políticas-partidárias. O Encantos do Sul C&VB compromete-se sempre em atuar com transparência, objetividade e clareza de propósitos na em relação aos seus associados e mantenedores, fornecendo a estes a certeza de uma relação de respeito e de mútuo crescimento.

        Visite o Site:    www.encantosdosulcvb.com.br

Perfil da Hotelaria no Brasil



                  A maior parte dos estabelecimentos está na região Sudeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina respondem por 62% da oferta hoteleira nacional.
               O valor médio das diárias é de R$ 188,00 (cento e oitenta e oito reais), mas os estabelecimentos simples (a maioria de pequenos e médios portes) cobram menos. 

FONTE: ABIH Nacional

DISTRIBUIÇÃO GEOGRAFICA X OFERTA HOTELEIRA
  •  Região Sudeste – 4.363 hotéis
  •   Região Nordeste – 2.142 hotéis
  •   Região Sul – 1.718 hotéis
  •   Região Centro-Oeste – 593 hotéis
  •   Região Norte – 243 hotéis
Brasil 9.059 hotéis com cerca de 410.834 UH´S

FONTE: A indústria hoteleira no Brasil: análise setorial do segmento de hospedagem 2006.

TIPOS DE ESTABELECIMENTO

          Hotéis de Turismo ou Negócios – 4.996
          Pousadas ou Hospedarias – 3.075
          Hotéis de Lazer ou Resorts – 475
          Flats, apart-hotéis ou residences – 513

FONTE: A indústria hoteleira

_____________________________________________________
      
               Desses estabelecimentos, 720 pertencem a redes – utilizando uma “bandeira”;
          8339 são independentes;
          Em apenas 261 estabelecimentos são operados por empresas de capital estrangeiro – todos pertencentes a redes;
          As redes nacionais administram 459 empreendimentos.
          A maior oferta é em São Paulo, com 334 estabelecimentos;
          Rio de Janeiro, com 230
          Estabelecimentos
          Porto Seguro – que
          Reforça o turismo de lazer
           com 181 estabelecimentos
          Na avaliação dos equipamentos e serviços disponíveis, foram examinados 188 itens, considerados existentes quando presentes na maioria absoluta (50% mais um) das UHs. Alguns de maior presença são: lavanderia, chuveiro com aquecimento
          Central, chuveiro elétrico, ducha
          Higiênica, box de vidro
          Temperado, colchão de molas,
           Room-service e funcionários
          Uniformizados. 

FONTE: ABIH Nacional

PERFIL DOS TURISTA NO CONTEXTO ATUAL

         64% - para desligar, relaxar
         57% - para fugir da vida diária, mudar de ambiente
         51% - para recuperar as forças
         40% - para estar em contato com a natureza
         40% - para termos tempo um para o outro
         35% - para comer bem
         34% - para descansar, não fazer nada, não fazer esforços
         34% - para ir de encontro ao sol e fugir do mau tempo
         34% - para estar com outras pessoas, ter companhia
         31% - para fazer o que quiser, ser livre
         30% - ar puro, água limpa, para fugir do ambiente poluído
         29% - para ter muitas distrações, brincar, me divertir
         26% - para ver outros países, ver o mundo
         26% - para ter a possibilidade de me mexer, de ter atividades esportivas fáceis e divertidas
         23% - para ser tratado com deferência, para me dar prazer
         22% - para travar conhecimentos
         19% - para cuidar da saúde, prevenir as doenças
         18% - para cuidar da beleza, bronzear
         18% - para alargar os horizontes, cultivar a própria educação e o saber
         19% - para rever parentes, conhecidos, amigos
         17% - para restaurar as lembranças
         16% - para me dedicar aos meus interesses
         15% - para pegar muita estrada pela frente, para me mexer
         13% - para me voltar para dentro, ter tempo para pensar
         12% - para fazer bastante esporte, me colocar em forma
         09% - para partir em busca de aventura, assumir riscos, me ver face ao insólito
         07% - para me dedicar aos seus hobbies


 MAIORES ADMINISTRADORES HOTELEIROS DO PAÍS

1)        Rede Accor – 134 hotéis, 21.984 UH

Accor Hospitality: com as marcas Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, Suitehotel, Ibis, All Seasons, EtapHotel, Formule1 e Motel 6, somam mais de 4 mil hotéis, cerca de 500 mil apartamentos, em 90 países;


             A marca Sofitel administra hotéis de luxo nos melhores destinos turísticos do mundo, integrando sua origem francesa com o que há de melhor da cultura local. A marca Sofitel estabelece um elo privilegiado entre sua equipe de profissionais e seus hóspedes que esperam e apreciam beleza, qualidade e excelência. A marca Sofitel oferece o melhor da elegância francesa, da tradição do vinho e da gastronomia à roupa de cama, design e amenities. São hotéis onde a vida pode ser saboreada, compartilhada e vivida em harmonia, transformando a hospedagem em uma experiência única e inesquecível.

                  
2)       Rede Atlântica

A Atlântica Hotels International é a maior administradora hoteleira multimarcas da América do Sul. São mais de 11 mil apartamentos em operação, nas categorias Econômico, MidClass, Superior e Luxo, em mais de 30 cidades brasileiras. Atualmente são 9 bandeiras divididas em quatro segmentos:        
       Econômico: Go Inn
       MidClass: Sleep Inn – Comfort
       Superior: Comfort Suites – Quality – Park Suites
       Luxo: Clarion – Four Points e Radisson

 
3) Blue Tree Towers